Friburgo registra segunda menor temperatura do país e frio atípico surpreende moradores, diz Inmet

(Reprodução/Aconteceu Agora)

A cidade serrana de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, registrou nesta quarta-feira (22) a segunda menor temperatura do país, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município dividiu a posição com o Pico do Couto, em Petrópolis, ficando atrás apenas de Maria da Fé, em Minas Gerais.

Segundo o Inmet, o frio é considerado atípico para esta época do ano, já que massas de ar frio com essa intensidade costumam ocorrer apenas até o início de outubro. O fenômeno foi provocado pela passagem de uma frente fria, seguida pelo avanço de uma massa de ar frio. Além disso, nuvens e umidade transportadas do oceano para o interior contribuíram para a sensação térmica ainda mais baixa.

Apesar da queda brusca, o instituto explica que não é possível afirmar que esta será a primavera mais fria dos últimos anos, uma vez que a estação termina apenas em dezembro. No entanto, não havia registro de temperaturas tão baixas em outubro desde 2014 na região.

A previsão do tempo indica que as temperaturas em Nova Friburgo devem subir gradualmente ao longo dos próximos dias:

Quinta-feira (23): mínima de 10°C e máxima de 19°C

Sexta-feira (24): mínima de 11°C e máxima de 20°C

Sábado (25): mínima de 12°C e máxima de 22°C

Domingo (26): mínima de 14°C e máxima de 26°C

Com isso, o clima deve voltar a padrões mais típicos da primavera no fim de semana.

O Inmet também prevê a chegada de uma nova frente fria entre os dias 28 e 29 de outubro, que deve trazer chuvas para o Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro. No entanto, a queda de temperatura será menos intensa que a registrada nesta semana.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem