Região terá queda brusca de temperatura e tempestades com a chegada de duas frentes frias

Uma frente fria está no litoral Fluminense, o sistema deve permanecer estacionário sobre o estado do RJ entre esta segunda (13/10) e terça-feira (14/10).
Apesar da presença de nebulosidade, o sol deve aparecer e as temperaturas ultrapassaram os 30 °C em grande parte do estado.

Entre a tarde e a noite, há risco de tempestades em todas as regiões Fluminenses. Da madrugada à manhã de terça, instabilidades podem atuar sobre o Sul Fluminense, região Metropolitana, Lagos e Serrana, com possibilidade de chuvas de intensidade variável, sobretudo entre o litoral e a serra. Nessas áreas, exceto na região Serrana e na região dos Lagos, o risco de tempestades na terça será menor, por outro lado, no Norte e Noroeste Fluminense a chance será maior.

Em ambos os dias, algumas tempestades poderão ser intensas e severas, com risco de granizo e rajadas de vento associadas a supercélulas ou conglomerados multicelulares. O ambiente de terça-feira será mais propício a tempo severo do que na segunda. Ao longo da noite de terça, o potencial de tempestades mais fortes diminui, mas o tempo segue instável com pancadas isoladas.

Na quarta-feira (15/10), ventos úmidos vindos do mar manterão o tempo instável, com pancadas isoladas de chuva fraca e temperaturas amenas, com máximas inferiores aos 26°C no estado. À noite, a instabilidade diminui gradualmente. Modelos indicam acumulados de 30–50 mm na região Metropolitana, região Serrana, Norte e Noroeste Fluminense, e acima de 60 mm na Costa Verde, podendo haver volumes localizados mais altos onde tempestades intensas se formarem.

Na quinta-feira (16/10), a nebulosidade diminui, o ar polar se afasta do RJ e as temperaturas voltam a subir, passando novamente dos 30°C em todo o estado. O risco de tempestades será bastante limitado e restrito a áreas do Norte, Noroeste, Região Serrana e extremo Sul Fluminense, sem acumulados expressivos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem