(Foto/Arquivo)
O programa “Agora Tem Especialistas” do SUS ganhou destaque no evento “Rio Health Forum” – atração simultânea à Fisweek25, a maior feira da América Latina que reúne iniciativas e debates sobre inovação, criatividade e tendências na área da saúde.
A edição deste ano, que se encerra nesta sexta-feira (7), ocorre na ExpoRio, no bairro Cidade Nova, Centro Carioca.
O programa foi tema de um dos painéis desta semana, sendo apontado pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, como uma das maiores inovações do SUS em 35 anos de existência.
Regulamentado em 2025, o “Agora Tem Especialistas” busca apoiar os governos municipais e estaduais com as demandas por atendimento médico na rede pública, reduzindo o tempo de espera dos pacientes.
Para cumprir este objetivo, são ofertados mutirões de atendimento, unidades móveis especializadas para realização de consultas, pequenas cirurgias e biópsias; telemedicina entre outras ações práticas.
Além disso, o programa oferece a modalidade crédito-financeiro, voltada para organizações com e sem fins lucrativos. De acordo com o Ministério da Saúde, 12 hospitais privados e filantrópicos aderiram ao programa, com possibilidade de conversão de até R$ 2 bilhões por ano em dívidas ou créditos tributários em atendimentos adicionais para usuários do SUS.
Outros dados revelam que há 29 carretas da Saúde da Mulher em funcionamento em 17 estados e no Distrito Federal (DF), oferecendo mamografias, colposcopias e biópsias. Até 2026, o programa pretende levar 150 carretas para locais de difícil acesso e cidades-polo.