(Reprodução/Arquivo)
O estado do Rio de Janeiro vive, nesta semana, um período de transição nas condições do tempo. Após dias de temperaturas amenas e céu limpo, a previsão indica o retorno do calor e o avanço de áreas de instabilidade, que devem provocar pancadas de chuva e tempestades a partir do fim de semana.
Entre terça (11) e quinta-feira (13), um sistema de alta pressão atmosférica vai predominar sobre o território fluminense, mantendo o tempo firme e estável. Durante esse período, não há previsão de chuva, e uma fraca massa de ar polar ainda influencia as temperaturas, garantindo noites frias e dias amenos, o que foge um pouco do padrão mais quente típico de novembro. A nebulosidade tende a diminuir gradualmente, com o céu ficando claro e poucas nuvens já a partir de quarta-feira.
Na quinta-feira (13), o calor começa a retornar, e as temperaturas máximas devem atingir a casa dos 30°C, dentro da normalidade para o mês. No entanto, essa estabilidade não deve durar muito.
A partir da sexta-feira (14), o cenário muda com o avanço de áreas de instabilidade. O sol ainda aparece, mas o aumento da umidade e o calor favorecem pancadas de chuva entre a tarde e a noite, especialmente na Região Serrana e no Sul Fluminense. Há risco de tempestades com raios, rajadas de vento e chuva localmente intensa.