Cantagalense Vitória Vollu tem TCC aprovado com nota 10 na UFF Campos


Campos (RJ) - A cantagalense Vitória Vollu teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado com nota máxima (10) na Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Campos dos Goytacazes. O estudo, intitulado “Entre a Terra, a Tela e a Escola: o perfil no Instagram ‘Agricultura Urbana Campos RJ’ como ferramenta de divulgação de livros infantojuvenis”, destaca-se por abordar a integração entre educação, agroecologia e tecnologias digitais, consolidando-se como uma pesquisa de relevância acadêmica e social para a região.

O trabalho é fruto do desenvolvimento e do recorte de uma pesquisa de Iniciação Tecnológica iniciada em 2022, que investigou o potencial das redes sociais como ferramentas de disseminação de conteúdos educativos. A orientação ficou a cargo da professora Erika Vanessa Moreira Santos, doutora em Geografia, cuja atuação foi fundamental para a consolidação teórica e metodológica da pesquisa.

A avaliação do TCC foi realizada por uma banca composta pelas professoras Regina Célia Frigerio, Vanuza Pereira Ney e Giane Kristosch, todas doutoras, que atribuíram nota máxima ao trabalho, reconhecendo a consistência do estudo, a clareza dos objetivos e a relevância do tema para o campo da educação e das ciências humanas.

Estruturado em três capítulos, o trabalho apresenta uma análise que articula território, escola e comunicação digital. No primeiro capítulo, Vitória Vollu contextualiza a formação territorial brasileira e do município de Campos dos Goytacazes, desde o período das sesmarias até a atualidade. O capítulo também discute o papel do Instagram enquanto rede social capaz de difundir discursos, ampliar alcances e contribuir para a circulação de conteúdos educativos, especialmente aqueles voltados à agroecologia e à educação crítica.

O segundo capítulo aborda o contato inicial com professoras da rede pública de ensino, etapa que resultou na criação de livros infantojuvenis gratuitos. O primeiro diálogo ocorreu com a professora Paula Noronha, do município de Cantagalo, cuja contribuição foi decisiva para o desenvolvimento do projeto. Ao todo, foram analisados seis livros, que tratam de temas como agroecologia, agricultura familiar, saberes populares, LIBRAS, educação crítica e a valorização dos produtores locais, reforçando o compromisso com uma educação contextualizada e inclusiva.

No terceiro capítulo, o estudo apresenta a aplicação prática dos livros e do projeto Agroecologia na Escola, analisando as experiências em diferentes instituições de ensino. Entre as escolas contempladas estão Belienni, Alberto e Lameira, estas atendidas de forma virtual por meio do projeto Escola em Movimento, além dos colégios Constança e Alcidor de Moraes Bessa, em Campos dos Goytacazes. A análise evidencia os impactos pedagógicos do projeto e o potencial das redes sociais como apoio às práticas educacionais.

Ao receber nota 10, o TCC da cantagalense Vitória Vollu consolida-se como uma referência acadêmica regional, evidenciando como a articulação entre escola, território e tecnologia pode fortalecer a educação pública, ampliar o acesso ao conhecimento e valorizar iniciativas voltadas à agroecologia e aos saberes locais.

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