Primeira semana de dezembro será marca por tempestades na região


Região Serrana (RJ) - Um padrão de altamente instável se estabelecerá sobre o estado do RJ a partir da terça-feira (02/12), persistindo com diferentes intensidades durante a semana.

A causa é a atuação consecutiva de sistemas de baixa pressão e cavados, que transportarão ar quente e úmido e favorecerão a formação de tempestades potentes e organizadas.

Terça-feira (03/12): Início do período de instabilidade

Um cavado no Sudestre do Brasil gera as primeiras tempestades já no início da tarde, iniciando no Sul, Centro e Região Serrana do RJ e espalhando-se. Alerta para tempestades intensas e isoladas, com risco de granizo, rajadas de vento forte e chuva muito intensa (taxas superiores a 20-30 mm/h), mesmo com organização limitada. À noite, o tempo se acalma.

Quarta-feira (03/12): Dia de maior alerta e potencial para tempestades

A formação de um centro de Baixa Pressão no litoral e de uma frente fria sobre o estado cria condições ideais para tempestades generalizadas. Alerta máximo para a ocorrência de tempestades severas, com granizo, ventos destrutivos e cbuvas volumosas. 

ATENÇÃO CRÍTICA PARA AS REGIÕES NORTE E NOROESTE FLUMINENSE, onde os modelos projetam acumulados volumosos entre 50 e 100 mm, podendo ultrapassar essa marca de forma isolada, elevando drasticamente o risco de alagamentos e transtornos mas áreas urbanas. A chuva diminui à noite no Centro-Sul, mas persiste no Norte Fluminense. 

Quinta-feira (04/12): O foco das instabilidades e do risco de chuva forte a muito forte se concentra novamente sobre o Norte e Noroeste Fluminense, com probabilidade condicional de tempestades severas e isoladas. No restante do estado, prevalecem pancadas de chuva fraca, com temperaturas mais amenas. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem