Cantagalo (RJ) - Durante sessão legislativa na Câmara Municipal de Cantagalo, o vereador Matheus Arruda, do partido Solidariedade, apresentou a Indicação nº 416/2025, solicitando ao Poder Executivo Municipal a implantação de uma linha regular de transporte público coletivo para atender os moradores dos bairros São Pedro I e São Pedro II. O pedido prevê funcionamento de segunda-feira a domingo, visando garantir mobilidade urbana, acessibilidade, segurança viária e melhores condições de deslocamento para a população dessas localidades.
A solicitação reforça a necessidade de inclusão da nova linha no planejamento municipal de transporte, considerando o Contrato Administrativo nº 003/2024, derivado do Pregão Presencial nº 117/2023 e seus aditivos, vigente até janeiro de 2026. O documento também propõe que a operação da linha seja contemplada na futura licitação do transporte público, com base no Estudo Técnico do Sistema de Transporte Público Coletivo previsto no processo nº 2327/2025, que inclui a reestruturação do serviço, implementação da tarifa zero e delegação da operação ao prestador contratado.
Além do transporte coletivo, o vereador solicita ainda o asfaltamento da subida do Bairro São Pedro II. Segundo a justificativa apresentada, o calçamento atual em paralelepípedos apresenta desgaste e desalinhamento, dificultando o tráfego de veículos e oferecendo riscos à circulação de moradores. A medida busca promover infraestrutura adequada, reduzir deslocamentos dificultosos e ampliar a segurança no trânsito local.
A justificativa destaca que a proposta pretende garantir acesso integral da população aos serviços e políticas públicas essenciais, como saúde, educação, assistência social e trabalho, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades. O vereador reforça que a implantação de uma linha de transporte permanente é fundamental para assegurar o direito de ir e vir e fornecer condições dignas de locomoção.
Com a indicação encaminhada ao Executivo, agora cabe à Prefeitura de Cantagalo avaliar a viabilidade da proposta e dos investimentos necessários. Caso aprovada, a medida representará um avanço importante para os bairros São Pedro I e II, que historicamente enfrentam dificuldades no acesso ao transporte público regular.