Região Serrana (RJ) - A previsão do tempo para a região indica mudanças significativas nas condições meteorológicas entre este sábado (17) e a próxima terça-feira (20), com aumento da instabilidade, risco de tempestades, volumes elevados de chuva em curto período e posterior queda nas temperaturas.
Sábado (17/01)
Entre a madrugada e o período da manhã, há probabilidade de aumento da nebulosidade, com risco condicional de pancadas isoladas de chuva fraca nas áreas do Sul Fluminense e da Região Serrana.
Durante a tarde e a noite, o cenário se torna mais instável, com risco de tempestades fortes no Sul Fluminense e possibilidade condicional de tempestades breves e isoladas na Região Serrana, além das regiões Norte e Noroeste. Nas demais áreas da região, o tempo tende a permanecer estável. À noite, a previsão indica retorno da estabilidade em todo o território regional.
Domingo (18/01)
No domingo, a aproximação de uma frente fria em superfície, associada à atuação de um cavado em altos níveis da atmosfera, deve deixar o tempo mais instável em toda a região. A partir do final da manhã e início da tarde, há previsão de tempestades em todas as áreas, com risco de altos acumulados de chuva em curto intervalo de tempo.
Há ainda potencial condicional para ocorrência de tempo severo, incluindo granizo de pequeno porte e rajadas de vento fortes. No período da noite, o tempo tende a se estabilizar na maior parte da região, com exceção da Região Serrana, Norte e Noroeste.
Segunda-feira (19/01)
Na segunda-feira, a frente fria avança e já pela manhã há risco de instabilidades, principalmente no centro-sul da região, com chuva de intensidade variada. Ao longo da tarde e da noite, as instabilidades devem atuar em todo o território regional.
Há potencial para volumes elevados de chuva na Região Serrana, Sul, Norte e Noroeste, podendo superar entre 30 e 45 milímetros de forma isolada, o que aumenta o risco de transtornos, especialmente em áreas vulneráveis e com histórico de alagamentos ou deslizamentos.
Terça-feira (20/01)
Na terça-feira, a frente fria já estará posicionada sobre o Espírito Santo, e as chuvas começam a perder força na maior parte da região. Ainda assim, permanece o risco de chuva mais constante, de fraca a moderada intensidade, especialmente na Região Serrana, devido ao efeito orográfico, e também no Noroeste Fluminense.
A entrada de uma fraca massa de ar polar deve provocar alívio nas temperaturas, com máximas abaixo dos 30°C em toda a região e mínimas inferiores a 20°C durante a madrugada, marcando uma mudança no padrão térmico observado nos últimos dias.