Semana será típica de verão na região, com o retorno do calor e novos alertas de tempestades


Região Serrana, RJ - A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico responsável por uma semana de chuvas intensas, alagamentos e transtornos em diversas regiões do país, especialmente no Sudeste, dissipou-se nos últimos dias. Apesar disso, a situação atmosférica ainda exige atenção, já que uma pluma de ar quente e úmido permanece atuando sobre a região, favorecendo a formação de nuvens carregadas e tempestades isoladas.

De acordo com a análise meteorológica, a umidade elevada continuará funcionando como combustível para a ocorrência de pancadas de chuva, trovoadas e episódios de instabilidade, principalmente no período da tarde e início da noite.

Padrão diário de instabilidades segue nos próximos dias

O padrão atmosférico deve se manter de forma cíclica ao longo da semana. As madrugadas e manhãs tendem a apresentar tempo mais estável, enquanto a partir da tarde ocorre o aumento da nebulosidade e a intensificação das instabilidades, com formação de tempestades, que perdem força gradualmente durante a noite.

Quarta (28/01) e Quinta-feira (29/01): menor risco, mas com alertas

Entre quarta e quinta-feira, o tempo deve apresentar um período de relativa estabilidade, sendo considerado o intervalo de menor risco para a ocorrência de tempestades mais severas. Mesmo assim, permanecem alertas para pancadas de chuva isoladas, de curta duração, com possibilidade de chuva moderada a forte em pontos específicos.

Na quinta-feira, o risco volta a aumentar, especialmente para regiões do Sul Fluminense, onde há maior probabilidade de formação de núcleos de tempestade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem