ZCAS volta a atuar de forma fraca no RJ. Previsão indica redução das chuvas, calor acima de 30°C e risco pontual de tempestades.
Região Serrana (RJ) - O corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a influenciar as condições do tempo no estado do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira (07/01), porém de maneira mais fraca e desorganizada, segundo a previsão meteorológica.
Com esse deslocamento do sistema para o sul, a tendência é de diminuição das chuvas entre a tarde e a noite nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Já no Centro-Sul do estado, a partir da segunda metade da manhã, aumenta o risco de pancadas isoladas de chuva, com intensidade variando de fraca a moderada. Os maiores acumulados são esperados no Sul Fluminense e na Região Serrana, sem indicativo de volumes elevados.
Durante a noite de quarta-feira, a instabilidade deve ficar restrita à porção central do estado, incluindo o Centro-Fluminense, Região Serrana, Região Metropolitana e Região dos Lagos. Nas demais áreas do Rio de Janeiro, não há previsão de chuva para o período noturno.
Na quinta-feira (08/01), o tempo tende a permanecer estável em todo o estado entre a madrugada e a manhã, sem ocorrência de chuva. As temperaturas voltam a subir ao longo do dia, com máximas próximas dos 30°C. Entre a tarde e o início da noite, há risco de tempestades isoladas ao longo do Vale do Paraíba, em São Paulo, que podem avançar para o Sul Fluminense, com possibilidade de chuva localmente forte e atividade elétrica.
Ainda para quinta-feira, existe um risco considerado condicional, ou seja, incerto, de tempestades rápidas e isoladas no Norte e Noroeste Fluminense. Nas demais regiões do estado, não há probabilidade de chuva, e ao longo da noite o tempo volta a ficar firme em todo o território fluminense.
Já na sexta-feira (09/01), a nebulosidade perde intensidade, o sol volta a predominar e as temperaturas máximas devem ultrapassar os 30°C em todas as regiões do estado. A partir da tarde, há risco condicional de tempestades isoladas e de curta duração, principalmente no Sul Fluminense, Baixada Litorânea, Região Serrana e Noroeste Fluminense, entre a tarde e o início da noite. No período noturno, a tendência é de estabilização do tempo em todo o estado